A Revista Portuguesa de Humanidades (RPH) é uma publicação periódica especializada, nascida em 1997. Foi criada pelos docentes e investigadores da área de Humanidades – Estudos Linguísticos e  Literários – da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, como revista de periodicidade semestral.

Dez anos depois, em 2007, fez-se uma dupla renovação da RPH, alterando o seu design gráfico e optando pela publicação de dois fascículos separados, um volume de Estudos Linguísticos e outro de Estudos Literários.

Actualmente, a revista investe cada vez mais na sua internacionalização, quer através de uma alargada Comissão Científica, que integra académicos nacionais e estrangeiros, e da publicação de artigos oriundos de diversos países e universidades, quer também na instituição de um variado sistema de permutas com publicações congéneres, quer sobretudo na introdução de um sistema de arbitragem científica por pares (peer review).